miércoles, 14 de enero de 2009

Gilberto Monteiro - Pra ti guria

Hola a todos. 
Les entrego un disco de Gilberto Monteiro, que junto a Renato Borghetti, son considerados como los más importantes acordeonistas del estado de Rio Grande do Sul, Brasil. 
Se ha caracterizado por su gran talento y creatividad de ritmos argentinos, uruguayos y "gaúchos". Presente siempre en los principales festivales folklóricos del estado, ha participado además en muchos discos como invitado especial. Asismismo es muy amigo de Antonio Tarragó Ros. 
Este disco fue aportado por el amigo Mango Vargas también del vecino país. Particularmente me gustó este intérprete del acordeón y fíjense que todos los temas son de su autoría. 
Muchas gracias chamigo Mango!
Pablo 

BIOGRAFIA


É considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul. Como compositor, foi autor de um dos maiores sucessos de Renato Borghetti, a "Milonga pras Missões". Tornou-se um inspirador para Renato Borghetti, de quem passou a abrir muitos shows. Em 1984, a "Milonga para as Missões" foi lançada por Renato Borghetti no LP "Gaita ponto".
Em 1986, participou da 16º Califórnia da canção nativa, na cidade de Uruguaiana, RS, participando do disco que registrou as vencedoras do festival, tocando gaita nas faixas "Provinciano", de Mário Eleú Silva e Mário Barros, na interpretação de João de Almeida Neto, e "Quati-mundéu", de Moisés Silveira Menezes e Juliano de Souza Javoski, na interpretação de Juliano Javosky. Em 1989, a música "Recordando as bailantas" foi gravada por Renato Borghetti, em LP lançado pela Continental. Em 1991, teve a composição "Pra ti guria" gravada por Gaúcho da Fronteira no LP "Gaúcho negro", da Som Livre, com a trilha sonora do filme "Gaúcho negro". Em 1997, lançou pelo selo Atração o CD "De Lua & Sol", com treze composições de sua autoria, entre as quais,"De Lua e Sol", "Viejo Sarandi", "Mateando com los amigos", e "Esquila..". Em 2001, a composição "Alumiando as maçanetas" foi relançada, na interpretação de Renato Borghetti, na série "Dois em um", com regravações de LPs. Gravou em 2003, o CD "Pra ti guria", com destaque para as faixas "Boa Vista de São Domingos", "Recordando as bailantas" e "Unistalda Campeira". No mesmo ano, participou da trilha sonora do filme "Noite de São João", com direção de Sergio Silva. Em 2005, apresentou-se com Renato Borghetti no encerramento da Oficina de Chorinho em Porto Alegre. Nesse ano, recebeu o Prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha), no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, como melhor instrumentista gaúcho de 2004, na primeira edição do prêmio, que contemplou em 12 categorias, os melhores artistas da música gaúcha. Em 2006, seu clássico "Milonga para as missões" foi gravada pela dupla Victor e Leo, no CD "Victor e Leo ao vivo" lançado pela Sony/BMG.




01. PRELUIDO DE UM BEIJA-FLOR - chamamé (Gilberto Monteiro).
02. OS ZÓIO DA VÉIA - vaneira (Gilberto Monteiro).
03. BALAÇO DE CONTRABANDO - chamamé (Gilberto Monteiro). Participación especial: Raulito Barboza.
04. BOA VISTA DE SÃO DOMINGOS - chamamé (Gilberto Monteiro).
05. RECORDANDO AS BAILANTAS - vaneira (Gilberto Monteiro).
06. UNISTALDA CAMPEIRA - vaneira(Gilberto Monteiro).
07. PRA TI GURIA - chamamé (Gilberto Monteiro).
08. ENTREVERO DE ALPARGATA - chamamé (Gilberto Monteiro). Participación especial: Antonio Tarragó Ros.
09. CABRESTEANDO - schottis (Gilberto Monteiro).
10. ALUMIANDO AS MAÇANETAS - vaneira (Gilberto Monteiro).

(P) 2000

Músicos invitados:
Rodolfo Regúnaga: percusión.
Antonio Tarragó Ros: acordeón.
Raulito Barboza: acordeón.
Mono Pereira: guitarra y guitarrón.
José Bragato: cello.
Alfredo Remos: bajo.
Angel D'Avila: guitarra.
"Tapón" García: sapukay.
Lúcio Yanel: guitarra.
Pedro Guerra: guitarra.

DESCARGAR

No hay comentarios.:

Publicar un comentario